80 ANOS DO AMÉRICA É CELEBRADO COM EXPOSIÇÃO

80 ANOS DO AMÉRICA É CELEBRADO COM EXPOSIÇÃO

COQUETEL COM A PRESENÇA DE ÍDOLOS MARCOU O LANÇAMENTO DA MOSTRA

80 ANOS DO AMÉRICA É CELEBRADO COM EXPOSIÇÃO
Exposição "América 80 anos: nossa história, nosso orgulho", no Riopreto Shopping

América 80 anos: nossa história, nosso orgulho. Com este tema o clube mergulhou em sua trajetória para celebrar o dia 28 de janeiro de 2026 com uma exposição histórica no mais tradicional shopping center da cidade sede do clube, o Rio Preto Shopping.

Pensando em celebrar três marcos importantes da trajetória do Rubro (20 anos do título da Copinha, 30 anos do estádio Teixeirão e 80 anos do clube), a exposição teve seu início no dia 28 de janeiro, aniversário do América F.C., e segue aberta ao público até 10 de fevereiro, aniversário do estádio Benedito Teixeira.

A mostra reúne em fotos, vídeos, camisas e troféus, os momentos marcantes e emblemáticos que ajudaram a construir a identidade de um dos clubes mais tradicionais do interior paulista. Um convite ao público para mergulhar na memória, na emoção e no reconhecimento ao América Futebol Clube, que atravessou gerações, construiu estádios, revelou talentos e transformou o futebol em identidade cultural.

80 ANOS DO AMÉRICA É CELEBRADO COM EXPOSIÇÃO
Camisa, faixa de campeão e troféu do título do Campeonato Paulista A-2 de 1999

MAIS SOBRE A EXPOSIÇÃO

A exposição conta a história desde a fundação do clube, em 28 de janeiro de 1946, quando Antônio Tavares Pereira Lima deu início ao sonho de construir um time que engrandecesse a cidade, até campanhas memoráveis no Campeonato Paulista, participações históricas no Campeonato Brasileiro, feitos reconhecidos nacionalmente e a relação intensa entre clube, torcida e cidade.

Entre os destaques da mostra, estão o período em que o América permaneceu 33 anos consecutivos na elite do Campeonato Paulista, as vitórias históricas, a construção do estádio Mário Alves Mendonça, a inauguração do Teixeirão, além de títulos marcantes como o Paulista da Série A2 de 1999 e a inédita conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2006.

80 ANOS DO AMÉRICA É CELEBRADO COM EXPOSIÇÃO
Público percorre os totens da exposição que resgatam momentos marcantes da história do América

COQUETEL DE LANÇAMENTO

Para deixar a data ainda mais especial, no dia do lançamento, o clube ofereceu um coquetel voltado à diretoria, patrocinadores, autoridades e convidados especiais, como três ídolos que representam diferentes gerações e capítulos fundamentais da história americana. A presença de Negão, Marcinho e André Zuba, simbolizou a ligação entre passado e presente.

80 ANOS DO AMÉRICA É CELEBRADO COM EXPOSIÇÃO
Negão, Marcinho e Zuba, ex-atletas que marcaram época no América, participam do lançamento da exposição

Negão foi revelado nas categorias de base do América e construiu uma trajetória marcada por entrega, raça e identificação com o clube. Vice-campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 1988, também integrou a equipe campeã da Taça SBS de Juniores, no Japão, em 1987. No profissional, atuou na disputa da elite do Campeonato Paulista entre 1989 e 1996, período em que o América figurava entre os principais clubes do Estado.

O volante vestiu a camisa do Rubro por dez anos, entrou para a história ao marcar o milésimo gol do América no Paulistão, em 1994, e também esteve presente na inauguração do Teixeirão, em 1996.

Já Marcinho, símbolo técnico do elenco campeão paulista da Série A2 de 1999, foi peça-chave naquela campanha marcante da história do Mecão. Atuando pelos dois lados do campo, o atacante ficou conhecido pelos dribles desconcertantes, gols decisivos e assistências importantes.

André Zuba, goleiro titular e grande nome da histórica conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2006, foi decisivo na final ao defender duas cobranças de pênalti e converter a sua, garantindo o título invicto ao América. A campanha colocou o clube em evidência nacional e marcou a única conquista da Copinha por um time da região. Após o título, Zuba foi integrado ao elenco profissional e disputou partidas pelo Campeonato Paulista da 1ª Divisão, consolidando sua trajetória no Rubro.


SERVIÇO

Exposição: de 28/01 a 10/02
Local: no Rio Preto Shopping
Espaço: praça 4 de eventos (próximo à Casa do Pão de Queijo e à loja New Summer)

CAMISA 80 ANOS

O clube ainda lançou durante a exposição uma camisa comemorativa dos 80 anos. Inspirada no primeiro uniforme do Rubro, a camisa branca com faixas vermelhas traz detalhes que remetem à história do clube. Apenas 80 unidades foram produzidas e estão à venda no estádio Teixeirão. Sócios contribuintes têm desconto especial.

80 ANOS DO AMÉRICA É CELEBRADO COM EXPOSIÇÃO
Camisa comemorativa dos 80 anos do América integra a exposição 

80 ANOS DO AMÉRICA É CELEBRADO COM EXPOSIÇÃO
Escudo do América em destaque na camisa inspirada no primeiro uniforme do clube

80 ANOS DO AMÉRICA É CELEBRADO COM EXPOSIÇÃO
Camisa comemorativa com o número simbólico estampado nas costas

80 ANOS DO AMÉRICA É CELEBRADO COM EXPOSIÇÃO
Detalhe da camisa comemorativa dos 80 anos do América

E TEM MAIS

Para encerrar as celebrações com chave de ouro, no dia 10 de fevereiro, último dia da exposição e aniversário do Estádio Benedito Teixeira, o América irá sortear uma camisa comemorativa dos 80 anos.

Para participar, o torcedor deve, até o dia 9 de fevereiro, visitar a exposição, tirar uma foto em que apareça, postar nos stories do Instagram e marcar o perfil oficial do América, utilizando a hashtag da promoção. É importante deixar o perfil aberto para o clube verificar a postagem. Além disso, o participante precisa acessar a foto oficial do sorteio, postada no feed do América, para marcar três amigos reais nos comentários. Todas as regras detalhadas estão disponíveis na postagem oficial da ação.

INSTAGRAM @oficialamericasp

COLABORAÇÃO: Malu Mondoni
FOTOS: Sarah Prado / Milena Aurea